sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AS SETE VIDAS DO GATO

Os gatos estão entre os primeiros animais a serem domesticados, e acabaram estabelecendo uma relação vamos assim dizer íntima com os humanos.
Tinham alimento farto e comiam os ratos, praga que infestava os estoques de grãos da época. Os egípcios o identificam como um deus, chamado de Rê, representado como um deus meio homem e meio gato. E, foi a partir daí que eles passaram a ser mumificados. Perto do Cairo há um cemitério com mais de quatro milhões de gatos mumificados. As múmias felinas eram oferecidas  à Deusa Bastet, acreditava-se naquela época que os gatos
 de gatos mumificados. As múmias felinas eram oferecidas  à Deusa Bastet, acreditava-se naquela época que os gatos faziam a ponte entre os deuses e os homens. Tudo o que é bom dura pouco e a sorte deles um dia viraram na Idade Média. Foram associados às bruxas e perseguidos sem dó. Eram torturados, enforcados e linchados. Por vezes , todas as mulheres que eram acusadas de bruxaria eram amarradas em sacos cheios de gatos e atiradas na água. A redenção dos pobres gatos veio com a Peste Negra, causada por uma bactéria que infestos piolhos de ratos, a nossa conhecida peste bubônica. Quando os Europeus descobriram a causa da doença, os gatos foram reabilitados.


Miauuuuuuuuuuu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário